Bicicletas de carga entregam mais rápido e com menos poluição do que carros

Bicicletas de carga entregam mais rápido e com menos poluição do que carros

As bicicletas elétricas de carga entregam encomendas cerca de 60% mais rápido do que carrinhas de distribuição, no centro das cidades, e com 90% menos emissões.

A conclusão surge de um estudo da Universidade de Westminster chamado “The Promise of Low Carbon Freight: Benefits of cargo bikes in London” e publicado pelo “The Guardian”, que foi estimulado pelo número crescente de carrinhas de entrega nas estradas, uma tendência que cresceu ainda mais durante a pandemia.

Segundo o que o mesmo concluiu, as bicicletas atingem uma velocidade média mais alta e com elas os estafetas entregam 10 encomendas por hora, em comparação com seis entregues pelas carrinhas.

As bicicletas também diminuíram as emissões de carbono em 90% em comparação com carrinhas de distribuição a diesel, e num terço em comparação com carrinhas elétricas, esclarece o relatório.

A poluição do ar, que ainda está em níveis ilegais em muitas áreas urbanas, também foi reduzida significativamente.

As entregas ao domicílio dispararam nos últimos anos, estimuladas pelas compras online e pela pandemia que vivemos, o que significa mais veículos de entrega a obstruir as ruas das cidades, o tráfego e a contribuir para a poluição do ar.

Se por um lado, as carrinhas podem circular por troços desobstruídos da estrada em velocidades mais altas do que as bicicletas de carga, mas são retardadas pelo congestionamento e pela procura de estacionamento, as bicicletas de carga contornam os engarrafamentos, conseguem circular por atalhos, por ruas fechadas ao trânsito e chegar até à porta dos clientes. “Estimativas recentes da Europa sugerem que até 51% de todas as viagens com transporte de mercadorias nas cidades poderiam ser substituídas por bicicletas de carga”, disse Ersilia Verlinghieri da Active Travel Academy da Universidade de Westminster e principal autora do relatório. “Portanto, é notável ver que, mesmo que apenas uma parte dessa mudança ocorresse em Londres, seria acompanhada não apenas por uma redução dramática das emissões de CO2, mas também contribuiria para uma redução considerável dos riscos da poluição do ar e do tráfego rodoviário, colisões, ao mesmo tempo que garante um sistema de transporte urbano eficiente, rápido e confiável.”

O estudo usou dados de GPS da empresa de bicicletas de carga Pedal Me, que opera num raio de 15 quilómetros no centro de Londres. Os pesquisadores compararam as entregas de 100 dias, escolhidos aleatoriamente ao longo das estações, com as rotas que as carrinhas de distribuição teriam feito para levar as entregas aos clientes.

O estudo concluiu que as bicicletas de carga economizaram quase quatro toneladas de CO2 ao longo do período, mesmo considerando a comida que os condutores consumiram.

“Esses benefícios não são específicos apenas para Londres, com as 100.000 bicicletas de carga introduzidas na Europa entre 2018 e 2020, estimadas para economizar, a cada mês, a mesma quantidade de CO2 necessária para cerca de 24.000 pessoas voarem, ida e volta, de Londres a Nova York”, aponta o relatório.

Outra pesquisa mostrou que as bicicletas de carga são mais económicas do que as carrinhas quando as distâncias de entrega e os tamanhos dos pacotes a entregar são pequenos.

As carrinhas elétricas estão a tornar-se mais comuns, mas ainda representam um número muito pequeno perante as 4 milhões que circulam na estrada, 96% das quais a diesel, segundo dados de 2019.

Carrinhas de transporte e veículos pesados de mercadorias também estiveram envolvidos numa em cada três colisões fatais em Londres entre 2015 e 2017.

Steve Gooding, o diretor da Fundação RAC, afirma que “Embora os negócios sejam movidos pela economia, eles estão cada vez mais a ser responsabilizados pelo seu desempenho ambiental e de segurança. As bicicletas de carga vão marcar - e carregar - uma série de caixas para empresas que procuram levar os seus produtos pelas ruas lotadas da cidade e, assim, ajudar-nos a respirar mais facilmente”.

Na UNFUEL temos disponíveis modelos de bicicletas de carga elétricas da marca Prophete. Saiba mais sobre estes incríveis feitos de engenharia em Prophete Cargo Elétricas.

Voltar para o blogue